Curtas n°1

Queridos leitores deste blog: como a minha dissertação tem me tomado mais tempo do que eu realmente gostaria, não está sendo possível no momento escrever algo mais elaborado aqui. No entanto não quis abandoná-los e trouxe algumas informações curtas com dicas e informações interessantes.

O blog tem recebido muitas visitas de pessoas interessadas no Projeto RADAMBRASIL. Quando escrevi sobre o Sistema Fitogeográfico Brasileiro acabei falando do Projeto e isso tem feito as pessoas virem até aqui. Para não deixá-los de mãos vazias disponibilizo o link para a lista de publicações no site do IBGE onde estão os acessos aos volumes. Infelizmente aconteceu com alguns volumes a mesma coisa que já havia ocorrido com o Manual Técnico da Vegetação Brasileira. Faltam as imagens e as publicações não podem ser mostradas. No caso do Manual consegui encontrar um PDF para ele, mas no RADAMBRASIL ficam faltando alguns volumes.

Como gosto bastante de herbários virtuais, não poderiam faltar algumas indicações. Já citei aqui o herbário virtual do Field Museum e recentemente descobri o herbário virtual de espécies tipo do United States National Herbarium. Para aqueles que não sabem, espécie tipo é aquela coleta (exsicata) da qual primeiro foi descrita uma espécie ou gênero, podendo ainda se estender a outros níveis taxonômicos.

Encontrei também o Herbario Virtual del Mediterráneo Occidental e o mais interessante deste herbário é que as coletas não estão herborizadas. As imagens foram feitas com as plantas recém coletadas ou ainda em campo, o que garante a cor e volume originais, facilitando comparações.

Há alguns dias li dois artigos interessantes que merecem ser citados aqui. Com a atual situação frente à suposta crise alimentar mundial e ao suposto aquecimento global recomendo a leitura: o primeiro é de autoria do Carlos Gabaglia Penna e o segundo do Ricardo Raele.