Biomas Brasileiros

Biomas Brasileiros: exposição virtual

Muito se falou sobre o legado da Rio+20 em termos de políticas ambientais globais, com muitos afirmando que não houve avanço e outros sendo mais otimistas. Porém, segundo Tatiana Nahas, um dos legados mais importantes foram os eventos paralelos.

Há de se concordar com ela quando vemos a exposição virtual dos Biomas Brasileiros, a qual inicialmente foi aberta a público fisicamente e que agora está disponível para todos via internet, diretamente no seu navegador. Evidentemente que esta exposição virtual não visa substituir o contato direto, no local, mas é uma forma bastante rica de conhecer mais sobre os biomas brasileiros sem sair da frente do computador. Sim, se todos pudessem conhecer todos os biomas pessoalmente seria de fato extraordinário, mas infelizmente isso não é algo tão simples.

Exposição virtual Biomas Brasileiros

Exposição virtual Biomas Brasileiros

Além da exposição em si, foi criado ainda um hotsite dos Biomas Brasileiros, com informações sobre cada bioma, além de imagens de paisagens e espécies da fauna e da flora de cada ambiente. Para aqueles que estão aprendendo agora, vale lembrar que os biomas brasileiros são Amazônia, Ambientes Costeiros (mangues e restingas), Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal.

Só espero que este recurso seja persistente e que não removam a página daqui um tempo. Vamos torcer para isso.

[Atualizado] No parágrafo acima eu comentei que esperava que o recurso fosse persistente. Mas evidentemente que isso não é suficiente. Não sei por qual motivo, a exposição virtual foi removida e há somente um link para uma descrição da exposição e com a frase “Exposição Virtual: em breve”. Espero que a exposição volte em breve mesmo.

Via Ciência na Mídia