Recorte da capa do novo Manual Técnico da Vegetação Brasileira

Novo Manual Técnico da Vegetação Brasileira

O novo Manual Técnico da Vegetação Brasileira, lançado ontem (18/12/2012) pelo IBGE, além de ter sua reedição, traz algumas alterações e adições em função de mudanças de conceitos e conhecimento acumulado ao longo dos últimos 20-25 anos pela equipe do IBGE. Uma dessas alterações é a inclusão, no sistema de classificação, da Floresta Estacional Sempre Verde. Além disso, foi feita ainda a inclusão de uma nova tipologia de Campinarana (Campinarana Arbustiva), a distinção de presença ou ausência de palmeiras na Savana-Estépica (caatinga), a inclusão de mais um contato entre tipologias vegetacionais, novas tipos de usos antrópicos e uma nova unidade de mapeamento, designada por Áreas sem Cobertura Vegetal.

O que chama a atenção em uma olhada rápida no Manual, é que essa segunda edição traz perfis esquemáticos e fotos representativas de cada tipologia. Além disso, a versão em PDF possui o sumário com links funcionais para ir diretamente a cada página indicada. Para quem usa com frequência, vale a pena considerar a aquisição da versão impressa, que está por R$ 45,00 na loja online do IBGE.

Você pode conferir a segunda edição do Manual Técnico da Vegetação Brasileira baixando o arquivo diretamente dos servidores do IBGE através desse link. Infelizmente o servidor do IBGE é bastante lento e o download é bem demorado, por isso disponibilizei um link para baixar via SkyDrive para agilizar o download. A aquisição da versão impressa pode ser feita diretamente na loja online do IBGE.

Fonte: IBGE